Sobre a Infertilidade

Infertilidade é a incapacidade de ter filhos ou de tê-los no número adequado. O desejo de ter filhos é um sentimento inato, primitivo, uma aspiração legítima do casal. Desde o estágio inicial do processo de socialização, a reprodução é tida como um objetivo essencial de vida. A fertilidade está relacionada à realização pessoal, e a infertilidade acarreta para muitas pessoas uma crise vital prolongada, incapacitando-as de desfrutar a plena felicidade pessoal e matrimonial.

A infertilidade conjugal é uma doença do sistema reprodutor, definida pela falha em obter gravidez clínica após 12 ou mais meses de relações sexuais, sem o uso de métodos anticoncepcionais.

Investigação

Estudo do casal infértil
O ideal é que o casal compareça junto à primeira consulta. A vinda à clínica pode ser resultado da necessidade de investigação e posterior tratamento ou, o que é mais comum, por orientação do seu médico, que já procedeu à investigação, e vê a necessidade de tratamento mais especializado. No final da consulta, em que normalmente são feitos entrevista, exame físico e revisão dos exames já realizados (se for o caso), estabelece-se um plano de investigação ou de tratamento.

ler mais
Causas

É importante ressaltar que a chance de gravidez de em um casal normal, com relações sexuais regulares, sem uso de método contraceptivo, não ultrapassa 20% por ciclo. A infertilidade pode ter causas tanto femininas quanto masculinas. 

ler mais
Preservação da Fertilidade

Muitos casais param para pensar em sua fertilidade apenas quando surge o desejo de ter filhos. Antes disso, a preocupação, no geral, é com a prevenção da gravidez. A maioria das pessoas não sabe que é possível e necessário preservar sua fertilidade. Há uma série de atitudes que contribuem para que homens e mulheres mantenham por mais tempo sua capacidade reprodutiva.

ler mais
Reprodução Assistida

.

ler mais
Aspectos Emocionais

POA - Programa de Orientação e Apoio e Ponto de Encontro

ler mais
Investigação
Causas
Preservação da Fertilidade
Reprodução Assistida
Aspectos Emocionais