Novidades


16.08.2017

Futuro da reprodução assistida

O avanço da medicina reprodutiva é surpreendente. Desde o nascimento de Louise Brown, em 1978, a ciência impulsiona novas descobertas que beneficiam muitos casais a conquistar a gravidez desejada. Nos primórdios do Fertilitat, trabalhávamos com pouco mais do que a chance natural dos casais engravidarem. Hoje, oferecemos uma oportunidade de gravidez que pode ultrapassar 60% e com a segurança quase absoluta de que o bebê nascerá livre de alterações cromossômicas. Naquelas famílias que carregam mutações genéticas, cujos descendentes sucumbem ou padecem com alterações físicas e emocionais, podemos cessar a sequência da doença nas proles (...)

ler mais
04.08.2017

Envelhecimento masculino estaria associado à dificuldade na obtenção de gravidez

Estudo realizado nos Estados Unidos pelo Centro Médico Diaconisa Beth Israel e pela Escola de Medicina de Harvardmostra que a idade do homem compromete o índice desucesso na obtenção de gravidez, quando ocorre a utilização da fertilização in vitro. A pesquisa foi apresentada no ESHRE, Congresso da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, ocorrido na Suíça em julho, e envolveu 19 mil ciclos de fertilização in vitro. Os procedimentos foram realizados em 7.753 casais em uma clínica de reprodução assistida na região de Boston (EUA), entre 2000 e 2014. As mulheres foram divididas em diferentes (...)

ler mais
03.08.2017

Equipe do Fertilitat participa do XXI Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida

Profissionais do Fertilitat – Centro de Medicina Reprodutiva participam até sábado (5) do XXI Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida, em São Paulo (SP). O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), é um dos mais importantes da área. Na abertura, o diretor do Laboratório de Embriologia da clínica, Ricardo Azambuja, coordena e palestra no painel Redlara: validação dos processos organizacionais na clínica de reprodução assistida. No segundo dia do encontro, o embriologista também coordena o workshop Pronúcleo. Ainda na quinta-feira, a psicóloga Debora Farinati participa da mesa redonda "Adoção/recepção de gametas e embriões", discutindo a relevância e o aconselhamento psicológico em receptores de gametas e embriões. Na (...)

ler mais
31.07.2017

Trinta anos de pioneirismo e afeto

Acolhida carinhosa, dedicação individual, os melhores tratamentos e todo o apoio emocional necessário são alguns dos diferenciais que fazem do Fertilitat uma referência em medicina reprodutiva. Em 2017, completam-se trinta anos de investigação, tratamento da infertilidade conjugal e preservação da fertilidade. Para celebrar a data, relembraremos a história da clínica – especialmente de seus quatro primeiros anos, fundamentais para a consolidação do Fertilitat. Em 1987, Alvaro Petracco e Mariangela Badalotti reuniram colegas interessados na área da reprodução humana e formaram o Grupo de Fertilização Assistida, iniciando um projeto para a construção de um laboratório de fertilização in vitro.  — O conhecimento (...)

ler mais
18.07.2017

Preservação da fertilidade por Rafaella Petracco

Carreira, estabilidade financeira e a busca do parceiro ideal são alguns dos motivos que levam as mulheres a adiar a maternidade. O que poucas sabem, e muitos médicos não orientam, é que a reserva ovariana não espera a realização destes objetivos para seguir oferecendo uma boa chance de gravidez com o passar dos anos. Dados do IBGE mostram que, nos últimos 15 anos, a taxa de fecundidade caiu 30%, e em mulheres com mais escolaridade e maior renda, a maternidade se concentra após os 30 anos. Décadas passadas, a grande maioria era mãe antes dos 25 anos.   Ao nascer, cada menina tem entre seis e sete milhões de óvulos, sendo o pico (...)

ler mais
07.07.2017

Fertilitat reúne especialistas internacionais no V Simpósio Internacional

Tratamentos para endometriose, recomendações para Síndrome do Ovário Policístico e avanços em cirurgias pélvicas foram temas do V Simpósio Internacional do Fertilitat. A clínica, que é pioneira em reprodução assistida no Rio Grande do Sul, reuniu os convidados americanos Nasser Al-Asmar e Carlos Sueldo e o chileno Alejandro Manzur no Wish Serrano Resort, em Gramado, no último sábado (8). Manzur, chefe de Reprodução Humana da Escola de Medicina da Pontificia Universidad Católica de Chile detalhou a relação entre obesidade e reprodução humana. "Em estudos sobre a Síndrome do Ovário Policístico, por exemplo, já é possível comprovar a maior incidência em mulheres com (...)

ler mais
27.06.2017

Congelamento de óvulos: quando é indicado?

Parece que congelar os óvulos está na moda. Afinal, se é possível adiar a maternidade enquanto você procura o marido ideal ou se dedica à carreira, por que não? Na teoria, até pode parecer uma decisão simples, mas é preciso saber que não é bem assim. Há risco na retirada dos óvulos (sim, é uma cirurgia), além da possibilidade de a fertilização dar errado. O procedimento ainda é novo, tem menos de vinte anos, e aqui no Brasil o primeiro bebê nasceu apenas em 2002. Para ajudar você a entender tudo isso, explicamos como é feito e para quem é indicado o congelamento dos óvulos.

ler mais
07.06.2017

O que fazer para aumentar a produção de leite?

Praticamente todas as mães recentes passam por algum período em que questionam se estão produzindo leite suficiente para seus bebês.  Isso acontece principalmente no comecinho, quando ela e o bebê estão se adaptando ao processo do aleitamento.    Se você não estiver produzindo leite para dar conta da demanda do bebê, tente as seguintes técnicas:   Deixe o bebê mamar sempre que ele quiser, e por quanto tempo ele quiser. Ofereça os dois seios a cada mamada. Evite ao máximo o uso de chupeta, para que ele passe bastante tempo sugando e estimulando o seio. Não complemente a amamentação com fórmulas de leite, a não ser em (...)

ler mais
01.06.2017

Descolamento de placenta: entenda o que é e quais são os riscos

Recentemente, Eliana comunicou que está de repouso absoluto por causa do problema. Na última segunda-feira, 22, a apresentadora Eliana, que está grávida de cinco meses do segundo filho, contou que teve descolamento de placenta. “Por conta de um desses acontecimentos que não podemos controlar, apenas aceitar, estou em repouso por ordens médicas. Farei de tudo para que ela cresça e se desenvolva da melhor maneira possível aqui dentro. Preciso salvar minha filha de um parto muito prematuro”, escreveu a artista.   Para esclarecer as dúvidas das futuras mães sobre a questão, conversamos com Luiz Fernando Leite, (...)

ler mais
19.05.2017

Fertilitat participa da entrega de toldos em abrigos da FASC

Especialista em gerar vidas a partir da reprodução assistida, o Fertilitat também se dedica a apoiar iniciativas de desenvolvimento da comunidade local, especialmente no cuidado com as crianças em vulnerabilidade. Na tarde desta quinta-feira, a diretora Mariangela Badalotti e o presidente da Fasc, Solimar Amaro, participaram da entrega dos novos toldos dos Abrigos Residenciais Sabiá 7 e 8, que acolhem crianças e adolescentes em situação de risco. O investimento foi viabilizado pela doação do (...)

ler mais