Novidades


19.10.2017

Diretora do Fertilitat participa de curso na Itália

Nos dias 17 e 18 de outubro, a diretora do Fertilitat, Mariangela Badalotti, participou de um curso sobre Reprodução Assistida, em Roma, na Itália. O Fertilitat - Centro de Medicina Reprodutiva incentiva e realiza diversas atualizações para seus profissionais.

ler mais
10.10.2017

Dieta da Fertilidade: alimentos que ajudam você a engravidar

A chamada Dieta da Fertilidade, criada em 2009 pelos pesquisadores Jorge Chavarro e Walter C. Willett, da Harvard Medical School, propõe uma reeducação alimentar, substituindo o consumo de carboidratos refinados, doces e café por leguminosas, frutas e carnes magras, que vão deixar você mais saudável e, consequentemente, aumentar suas chances de receber a visita da cegonha.   Para o ginecologista e obstetra Arnaldo Schizzi Cambiaghi, autor do livro Fertilidade e alimentação, a tal dieta - que ele prefere chamar de mediterrânea - de fato é promissora para melhorar a capacidade reprodutiva mulher, desde que ela mantenha outros hábitos saudáveis, longe do cigarro e de (...)

ler mais
06.10.2017

Boa notícia: carinho aumenta a expectativa de vida

O pesquisador Michael Marmot, professor da Universidade de Londres, investiga a relação entre a primeira infância e a expectativa de vida da população. Ele concluiu que a parentalidade tem influência significativa no aumento da longevidade.   Em um artigo publicado na revista americana Scientific American, Michael indica uma série de evidências que demonstram como os cuidados parentais no começo da vida definem o perfil de saúde das pessoas. Ou seja: quanto mais carinho, melhor! Essas interações amorosas fazem com que a criança se sinta conectada e mais inclinada a fazer intervenções significativas no seu entorno. O mais interessante é que essas ações na (...)

ler mais
11.09.2017

Saiba mais sobre hiperêmese gravídica

COMO IDENTIFICAR   Uma vez que a náusea é um sintoma que acontece com a maioria das mulheres grávidas, o que deve chamar a atenção é a intensidade: impossibilidade de se alimentar, perda de peso ou até mesmo a desidratação acontece em mulheres que passam por essa condição. À vista de algum desses sintomas, comunique o médico para que se faça o diagnóstico e tratamento correto.    COMO TRATAR   Há medicação disponível no mercado para controlar enjoos, que deverá ser propriamente prescrita pelo médico que faz o acompanhamento da gestação. As (...)

ler mais
25.08.2017

Candidíase: tratamento, sintomas e prevenção

O que é: a candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans, que se aloja comumente na área genital, provocando coceira, secreção e inflamação na região. O micro-organismo vive normalmente no organismo sem causar danos, mas, em situações de desequilíbrio, aumenta a população e passa a ser danoso para o corpo. Isso acontece especialmente entre as mulheres, já que o fungo habita a flora vaginal.   Em períodos de baixa imunidade, o ambiente quente e úmido da região genital propicia a proliferação descontrolada, que muitas vezes exige tratamento. Pessoas com o sistema imune debilitado ainda podem sofrer com a (...)

ler mais
16.08.2017

Futuro da reprodução assistida

O avanço da medicina reprodutiva é surpreendente. Desde o nascimento de Louise Brown, em 1978, a ciência impulsiona novas descobertas que beneficiam muitos casais a conquistar a gravidez desejada. Nos primórdios do Fertilitat, trabalhávamos com pouco mais do que a chance natural dos casais engravidarem. Hoje, oferecemos uma oportunidade de gravidez que pode ultrapassar 60% e com a segurança quase absoluta de que o bebê nascerá livre de alterações cromossômicas. Naquelas famílias que carregam mutações genéticas, cujos descendentes sucumbem ou padecem com alterações físicas e emocionais, podemos cessar a sequência da doença nas proles (...)

ler mais
04.08.2017

Envelhecimento masculino estaria associado à dificuldade na obtenção de gravidez

Estudo realizado nos Estados Unidos pelo Centro Médico Diaconisa Beth Israel e pela Escola de Medicina de Harvardmostra que a idade do homem compromete o índice desucesso na obtenção de gravidez, quando ocorre a utilização da fertilização in vitro. A pesquisa foi apresentada no ESHRE, Congresso da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, ocorrido na Suíça em julho, e envolveu 19 mil ciclos de fertilização in vitro. Os procedimentos foram realizados em 7.753 casais em uma clínica de reprodução assistida na região de Boston (EUA), entre 2000 e 2014. As mulheres foram divididas em diferentes (...)

ler mais
03.08.2017

Equipe do Fertilitat participa do XXI Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida

Profissionais do Fertilitat – Centro de Medicina Reprodutiva participam até sábado (5) do XXI Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida, em São Paulo (SP). O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), é um dos mais importantes da área. Na abertura, o diretor do Laboratório de Embriologia da clínica, Ricardo Azambuja, coordena e palestra no painel Redlara: validação dos processos organizacionais na clínica de reprodução assistida. No segundo dia do encontro, o embriologista também coordena o workshop Pronúcleo. Ainda na quinta-feira, a psicóloga Debora Farinati participa da mesa redonda "Adoção/recepção de gametas e embriões", discutindo a relevância e o aconselhamento psicológico em receptores de gametas e embriões. Na (...)

ler mais
31.07.2017

Trinta anos de pioneirismo e afeto

Acolhida carinhosa, dedicação individual, os melhores tratamentos e todo o apoio emocional necessário são alguns dos diferenciais que fazem do Fertilitat uma referência em medicina reprodutiva. Em 2017, completam-se trinta anos de investigação, tratamento da infertilidade conjugal e preservação da fertilidade. Para celebrar a data, relembraremos a história da clínica – especialmente de seus quatro primeiros anos, fundamentais para a consolidação do Fertilitat. Em 1987, Alvaro Petracco e Mariangela Badalotti reuniram colegas interessados na área da reprodução humana e formaram o Grupo de Fertilização Assistida, iniciando um projeto para a construção de um laboratório de fertilização in vitro.  — O conhecimento (...)

ler mais
18.07.2017

Preservação da fertilidade por Rafaella Petracco

Carreira, estabilidade financeira e a busca do parceiro ideal são alguns dos motivos que levam as mulheres a adiar a maternidade. O que poucas sabem, e muitos médicos não orientam, é que a reserva ovariana não espera a realização destes objetivos para seguir oferecendo uma boa chance de gravidez com o passar dos anos. Dados do IBGE mostram que, nos últimos 15 anos, a taxa de fecundidade caiu 30%, e em mulheres com mais escolaridade e maior renda, a maternidade se concentra após os 30 anos. Décadas passadas, a grande maioria era mãe antes dos 25 anos.   Ao nascer, cada menina tem entre seis e sete milhões de óvulos, sendo o pico (...)

ler mais